Para manter uma tradição de luta!


Todos que me conhecem politicamente sabem muito bem que apoio, por inúmeros motívos óbvios, a chapa "Terra em Transe" para o CACH. O seu nome remete a um filme de Glauber Rocha, assim como as imagens utilizadas. No entanto, condiz também um pouco com a realidade do próprio IFCH-Unicamp. Já não é mais segredo de ninguém que o nosso instituto vem se deteriorando fisica e intelectualmente. Mas no passado parecia exagero, até motivo de chacota por parte de alguns setores, quando dizíamos que o instituto estava sendo profudamente atacado pela terceirização e falta de professores e funcionários. Isso mudou na greve estudantil deste início de ano, quando os próprios professores tiveram que admitir que o IFCH está agonizando.

A falta de professores é apenas um aspecto pequeno, apesar de fundamental, da profunda crise deste instituto. Há também uma crise teórica e ideológica. Parece que não apenas o corpo docente vem envelhecendo e adoecendo, como também suas idéias. Em meio a mais profunda crise capitalista dos ultimos anos, poucas palavras foram ditas pela "intelectualidade" ifchiana.

A perseguição a um funcionário do Arquivo Edgar Leuenroth (AEL), ex-dirigente metalurgico das greves de 79 e 80, e que há muitos anos vem dedicando sua vida à Unicamp, assim como o descaso com a memória do movimento operário guardada neste arquivo, é outra expressão do caminho que vem sendo trilhado pelos dirigentes do IFCH.

Por isso não podemos ver o surgimento de uma chapa de direita, oportunistamente chamada de "outros CACHs virão", nesta eleição, como algo desconexo a todo este processo. A sua própria existencia é a materialização da "agonização" deste instituto.

O que posso dizer é que hoje, naquele auditório vermelho, entre os 100 estudantes ali presentes no debate entre as chapas, houve um rechaço da maioria em relaçao as propostas desta chapa de direita - um de seus membros, inclusive, é filiado ao PSDB. Isso mostra que não é apenas pelo discurso que se constrói uma nova tradição no movimento estudantil, mas sim na prática cotidiana destes ultimos anos.

http://chapaterraemtranse.blogspot.com/

0 comentários: