Recomendo: Debate sobre crise do mundo do trabalho

A crise e o futuro do trabalho
José Dari Krein, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, organiza série de palestras sobre o tema na CPFL Cultura em Campinas

O tema “Reflexões sobre a crise e o futuro do trabalho” será abordado em novembro na cpfl cultura, em uma série de palestras que acontecerão às terças-feiras, com curadoria do doutor em economia social e do trabalho José Dari Krein, professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudo Sindicais e Economia do Trabalho e presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho. As palestras serão realizadas nos dias 3, 17 e 24 de novembro, às 19h, na cpfl cultura em Campinas. “A finalidade da série é discutir os impactos das transformações na sociedade globalizada e da atual crise mundial sobre a esfera do trabalho e fazer uma reflexão sobre as perspectivas do trabalho no contexto atual, com ênfase no Brasil”, adianta o curador.

O trabalho vem passando por profundas transformações nas últimas décadas, oriundas, sobretudo, do processo de reorganização da ordem econômica com a globalização e com as expressivas inovações tecnológicas. São mudanças que contêm componentes estruturais, pois é necessário cada vez menos trabalho para uma produção cada vez maior de bens. Ao mesmo tempo, novas necessidades vão sendo criadas, especialmente na área de serviços. Em paralelo, vai se alterando o papel dos sindicatos, que necessitam responder aos desafios de um mundo do trabalho em transformação. Recentemente, acrescentam-se novos componentes: de um lado, a crise mundial faz aumentar dramaticamente o desemprego e fragilizou ainda mais o poder de negociação dos trabalhadores; de outro, a necessidade de considerar de forma mais consistente a sustentabilidade do modelo de desenvolvimento, com preservação do meio ambiente, requer uma redefinição dos padrões de consumo.

A cpfl cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. A programação tem entrada gratuita e por ordem de chegada. Os encontros poderão ser acompanhados ao vivo pelo site da CPFL Cultura. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 (19) 3756-8000 ou no site www.cpflcultura.com.br.

Programação
3/11 – 19h
“O trabalho na sociedade contemporânea”

As perspectivas do trabalho em um capitalismo em transformação e suas implicações para o trabalho.

Palestrante:
Carlos Alonso Barbosa de Oliveira, professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do CESIT – Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho.
Debatedores:
Davi Jose Nardy Antunes, professor da FACAMP.
Marcelo Weishaupt Proni, professor do Instituto de Economia da Unicamp.

10/11
Não haverá programação.

17/11 – 19h
“Perspectivas ocupacionais no capitalismo atual”

A tendência recente de reorganização da economia vai extinguindo e recriando ocupações, redefinindo as profissões com profundos impactos na forma de inserção dos indivíduos na sociedade e nas próprias possibilidades de organização social.

Palestrante:
Marcio Pochmann, presidente do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Debatedor:
Cláudio Leopoldo Salm, professor da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24/11– 19h
“Crise atual, perspectivas do mercado e das relações de trabalho e os desafios do sindicalismo no Brasil”
Análise da natureza da crise e suas implicações no emprego, nas relações de trabalho, identificando quem são os perdedores e ganhadores do atual processo em curso.

Palestrante:
José Ricardo Barbosa Gonçalves, professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do CESIT – Centro de Estudo Sindicais e Economia do Trabalho.

Debatedores:
Clemente Ganz Lucio, diretor técnico do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos.
Anselmo Santos, economista e pesquisador do CESIT – Centro de Estudo Sindicais e Economia do Trabalho.

Serviço:
Programação gratuita e por ordem de chegada. A cpfl cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 (19) 3756-8000 ou em nossa programação.

0 comentários: