INDICAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA

Muitos alunos e professores me solicitam referências de livros didáticos de Sociologia para aprofundarem os seus estudos ou seriem de auxiliar em suas aulas. Infelizmente, por ser uma disciplina na grade curricular, há poucos livros didáticos bons para serem adotados em sala de aula.

Num outro artigo analisarei os livros didáticos, pois os considero muito parecidos, além de deixarem de fora questões que considero centrais, como é o caso do debate sobre a questão negra no Brasil. Logo abaixo faço apenas alguns comentários.

Eu recomendo, para aqueles que podem comprar, o livro do Prof. Nelson Tomazi "Sociologia para o Ensino Médio" da editora Saraiva e o recente livro que saiu pela Fundação Getúlio Vargas e Editora do Brasil "Tempos modernos, tempos de sociologia" de Helena Bomeny e Bianca Freire-Medeiros. O primeiro foi o que melhor desenvolver os conteúdos programáticos sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nele não encontramos nenhuma problema conceitual, apesar do autor em alguns momentos cair numa linguagem acadêmica, distante do mundo dos nossos alunos. As propostas de atividade são boas e criativas. Já o segundo livro acaba cometendo um erro fundamental em sua proposta geral: o divide entre uma "sociologia geral" e uma "sociologia do Brasil". Isso ocorre porque os autores não conseguem dar conta de trabalhar todos os conteúdos fundamentais da Sociologia em torno do filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin. Apenas os "conceitos" gerais são trabalhados em torno do filme. Isso seria óbvio: como encaixar neste filme o conflito de Canudos, fundamental para compreender o Brasil, e por fora de qualquer conceito de modernidade formulado pelos clássicos?












Há também alternativas mais baratas e boas, como o livro público didático de Sociologia adotado na rede pública do Estado do Paraná.

Para os professores, há um livro com reflexões sobre o ensino de Sociologia publicado pela SBS.

Por fim, ainda para os professores, estou construindo uma página com indicações de artigos que se propõe a refletir o ensino de Sociologia em meu blog (Socio)lizando.

1 comentários:

Unknown disse...

Prezad@s amig@s educadores(as),
Trazemos-lhes uma boa notícia: nosso livro didático – SOCIOLOGIA PARA JOVENS DO SÉCULO XXI –, que muitos de vocês já conhecem e vários já utilizam, teve a sua terceira edição, recém-lançada, aprovada pelo Edital do PNLD para 2015. Não sabemos quando exatamente se dará a escolha dos livros nas escolas, mas já sabemos que representantes de duas grandes editoras estão fazendo o seu trabalho de divulgação desde antes até da confirmação oficial dos resultados, às vezes informando equivocadamente (?) que somente suas publicações tinham sido aprovadas... Pois é, ficamos sabendo disso por intermédio de alguns amigos, que ficaram indignados quando souberam desse tipo de procedimento.
Bem, por termos publicado o nosso livro por uma editora com poucos recursos financeiros, em comparação com as demais que participaram do PNLD, entramos agora em contato com vocês para pedir-lhes que não só examinem atentamente a nossa proposta de material didático, como também divulguem esse trabalho entre todos os seus contatos, com o objetivo de democratizarmos radicalmente esse momento de escolha, permitindo que todos tenham acesso às opções existentes da forma mais ampla possível. Nesse sentido, colaborando politicamente com esse processo, a editora Imperial Novo Milênio está disponibilizando gratuitamente em PDF o Manual do Professor, que traz diversos subsídios político-pedagógicos e sugestões de atividades e textos de apoio visando à utilização do livro.
Por fim, ressaltamos que nos encontramos à disposição dos colegas para apresentarmos e debatermos a nossa proposta, em evento que podemos organizar com antecedência, desde que combinado em comum acordo com a editora.
Além do seu contato, aguardamos seus comentários, críticas, sugestões. Vamos aproveitar este momento para fortalecer o ensino de Sociologia na Educação Básica, uma conquista política que pode contribuir efetivamente para a construção de uma escola pública democrática e que ofereça um ensino de qualidade socialmente referenciado e, sobretudo, de caráter político emancipatório.
Grande abraço!
Os autores
Segue abaixo link para detalhes da obra e como acessar o conteúdo.
http://pt.slideshare.net/LuizFernandesdeOliveira/sociologia-para-jovens-do-sculo-xxi-3-edio
https://ufrrj.academia.edu/LuizFernandesdeOliveira
https://ifrj.academia.edu/RicardoCosta
http://inmlivros.wix.com/sociologiaparajovens