RELATO SOBRE A GREVE

RELATO DOS ALUNOS DA FATEC DE BOTUCATU SOBRE O INÍCIO DA GREVE


Ontem 13/05/2011, foram realizadas duas Assembléias na FATEC de Botucatu. A primeira as 10:00 horas da manhã, com participação de professores, funcionários e alunos (os mesmos manifestaram apoio total a causa) mas o clima era de dúvida, pois não sabiamos quantas unidades das fatecs e etecs estavam realmente paradas. Além disso, muita pressão vinha do lado do diretor da faculdade e de alguns coordenadores de curso, que levavam informações disponibilizadas pelo centro paula souza, dizendo que o movimento de greve era praticamente inexistente, mas claramente percebido entre os participantes como tentativa óbvia de manobra política para confundir e tentar dispersar qualquer ação de professores e funcionários em direção a greve.

Os coordenadores que também são professores se manifestaram contrários a greve, alegando que possuem cargo de confiança e podem perder seus empregos por isso. Alguns funcionários também possuem tais cargos de confiança e também foram contra.

Mesmo assim a maior parte dos presentes foi a favor a greve, mas como no periodo da tarde iria ser realizado um manifesto em frente a FATEC São Paulo decidimos por aguardar o fim da manifestação para tomar uma atitude definitiva.

Ficou decidido que até as 17:30 (hora de nova assembléia) a FATEC Botucatu estaria em ESTADO DE GREVE, e ficou claro (registrado em ata e com várias testemunhas) que se 50% + 1 alunos ficassem para fora da sala nenhum aluno seria prejudicado, e todos teriam direito a reposição dessas aulas perdidas.

Sendo assim, após a reunião, no período de aula vespertino (13:00 ás 18:30) os alunos assinaram uma moção de apoio e se negaram a entrar em sala. Deixamos claro que ninguém foi obrigado, todos aderiram de livre e espontanea vontade.

Um coordenador (que possui cargo de confiança e se manifestou contra a greve) afrontou os alunos que não entravam na sala e principalmente os alunos que estavam colhendo as assinaturas, mas nós alunos não nos intimidamos e expomos a situação de que estava claro que o papel deste coordenador era acabar com a resistência pra defender seu cargo com medo que uma greve leve seus superiores a penalizar a unidade.

OS ALUNOS DO PERIODO DA TARDE NÃO ENTRARAM NA AULA POR VONTADE PRÓPRIA.

Então, as 17:30 na Assembléia Geral, após a manifestação pública em

São Paulo, e após contato com o sindicato, ficou decidido que os professores e funcionários da FATEC de Botucatu passaram do ESTADO DE GREVE para definitivamente entrar em GREVE.

No período noturno (19:00 ás 23:00) todos os professores entraram em sala para explicar a causa aos alunos, o que durou aproximadamente meia hora, e lógo em seguida todos os alunos foram embora. Aproveitamos para colher mais assinaturas.

Preciso alertar que todos os diretores de unidades em greve estão fornecendo informações FALSAS para a mídia para confundir e tentar acabar com o movimento.

Quem puder ajudar a divulgar estas informações por favor ajude, espalhe e esclareça: A FATEC BOTUCATU ESTA EM GREVE E APOIA TODAS AS UNIDADES QUE ADERIRAM AO MOVIMENTO.

Estamos procurando alunos de outras unidades para também nos unir e nos organizar nessa manifestação de apoio a nossos professores e funcionários.

Aceitamos todo tipo de apoio.

Atenciosamente,

Alunos da FATEC de Botucatu.

0 comentários: