Reunião de Professores pela Base

A corrente de Professores Pela Base (Ler-qi e independentes) - Campinas chama para a discussão:


Mobilizações e organização d@s profossora(e)s na luta contra a precarização da educação e do trabalho. Que educação nós queremos?

Nas ultimas décadas os governos estadual e federal vem atacando a educação e precarizando o trabalho dos educadores. Este ano, depois do ensino público ter sido tema de polarização da eleição para governador no ano passado, o governo Alckimin anuncia sua suposta política de valorização salarial para os professores. Entretanto, além de parcelar o reajuste em quatro anos para os professores do estado, os valores não alcançam o valor digno de sobrevivência, e ainda sofreremos com o aumento da inflação que está por vir. Esta é uma estratégia do governo do estado para desmobilizar as categorias concedendo pequenos reajustes que são de nossos direito, e manter a precarização antravés da divisão em subcategorias, retiradas de direitos, imposição de currículos, jornadas de trabalho extenuantes, avalições por mérito e formações precárias. Mas na última semana os professores se levantaram contra a precarização e questionaram o projeto educacional imposto pelos governos. As ETE´s e FATEC´s entraram em greve, os servidores municipais de Campinas também entraram em greve, sendo os professores a categoria mais presente, além disso, 12 estados tiveram as atividades docentes paralizadas e os professores do estado do Maranhão protagonizam uma greve que já perdura mais de 70 dias. Além disso, temos acompanhado mobilizações convulsivas da classe trabalhadora pelos quatro cantos do país, que se colocam na linha de frente contra a precarização e condições de trabalho de semi-escravidão, comos os operários da construção civil das obras do PAC, em Jiráu, Suápe, Santo Antônio, e a mais recente greve de trabalhadora(e)s terceirizad@s da empresa União, que colocaram a USP de ponta cabeça escancarando o caráter de classe da universidade e seu elitismo quando a reitoria permite dentro de um espaço de educação e produção de conhecimento formas de trabalho precário como a terceirização. Em meio à todas essas mobilizações que também ocorrem as eleições da Apeoesp, maior sindicato da Am. Latina, e achamos que este é um momento importante de aprofudarmos no debate sobre a auto-organização dos professores e um programa que golpeie a precarização do trabalho e se coloque em defesa da educação pública e de qualidade.

Nós, professores da corrente Pela Base Campinas, fazemos um convite aos professores da rede estadual de SP, das ETEC´s e FATEC´s, e da rede municipal de Campinas, a debatermos profundamente os ataques dos governos, a precarização do trabalho, por qual educação queremos lutar e como nos organizar.


Dia 21/05 (sáb.), as 15h,
na Casa de Cultura e Política Hermínio Sacchetta
Av. Anchieta, 51, centro de Campinas.



Conheça o nosso blog: http://professorespelabase.blogspot.com/

1 comentários:

Palha disse...

Atualizamos o mapa da GREVE de acordo com dados publicados pelo SINTEPS em 1/6/2011 (8h), com as ETECS e as FATECS!

Clique AQUI para ver a versão interativa e divulgue-a: http://wp.me/s1AwFS-mapa

ATENÇÃO! Agora você pode colocar este mapa no seu site!
Basta seguir as nossas instruções.

Abs.