Livro: "Um enigma chamado Brasil"

Recomendo o livro "Um enigma chamado Brasil", organizado por André Botelho e Lilia Moritz Shwarcz, que saiu recentemente pela Companhia das Letras. Ele é uma coletânea de artigos sobre 29 autores que interpretaram o nosso país, dentre Euclides da Cunha, Caio Prado Júnior, Florestan Fernandes, Otavio Ianni, Antonio Candido, Roberto Schwarz e muitos outros. É um ótimo livro para quem deseja ter uma visão panorâmica, mas não simplista, sobre o pensamento social brasileiro. Neste post me ausentarei de qualquer crítica a obra, mesmo porque ainda estou no seu início. Pra dizer a verdade, no seu fim, pois comecei pelo último artigo sobre o autor de "Ao vencedor as batatas" (1977). Então, assim que terminá-lo, farei uma resenha do livro.

Por enquanto, uma reflexão: enquanto professores de sociologia no ensino médio, precisamos criticar os livros didáticos de nossa  disciplina que não falam do pensamento social brasileiro, e quando citam o fazem de maneira muito rasa. É necessário levar mais a sério os debates que ocorreram na intelectualidade que pautou como sua preocupação central o nosso país, senão, formaremos gerações e gerações com um pensamento (ou uma visão de Brasil) desterrado em nossa própria terra. Talvez se este debate fosse feito de maneira séria, não teríamos uma gritante ausência sobre a questão negra na maioria destes livros didáticos...

Para quiser ir aprofundando a reflexão sobre os clássicos do pensamento brasileiro, recomendo os artigos do jovem intelectual Daniel Angyalossi na revista Iskra números 1 e 2. Para uma entrevista com este autor, clique aqui.





0 comentários: