Estupro no BBB e machismo no Brasil


O caso de estupro ocorrido no BBB12 abriu um debate em todo país, principalmente nas redes sociais, sobre a questão da opressão à mulher. São em momentos como este que ficam escancarados o profundo machismo que permeia a sociedade brasileira.

No meu Facebook, indignado com os comentário, postei a seguinte frase:

É nojento ver gente postando/compartilhando piadas sobre o estupro ocorrido no BBB. Reproduzem, conscientes ou não, a tese machista de que a mulher é a culpada (ficou bêbada, provocou, usou poucas roupas, etc.) pela opressão e a violência que sofrem cotidianamente. Ao invés de reforçar o discurso do opressor; ao invés de ajudar a Globo e Bial se safarem de sua ridícula manobra, tentando omitir o que aconteceu; TODO MUNDO deveria se indignar e reforçar a campanha contra a violência à mulher. Mais, deveria refletir que nesse tipo de programa o estupro não deveria surpreender, já que é uma apologia ao fetichismo do corpo.

Para ajudar ao debate, indico o texto de Clarisse Menezes e Adriano Favarin, "Big Brother Brasil 2012: estupro de mulheres é sinônimo de 'amor' para Rede Globo de televisão", postado no blog da Casa de Estudos e Pesquisa Hermínio Sacchetta.

0 comentários: